21.11.10

Um pouco do oeste Americano



Uma visita ao interior da Califórnia

Terminado o Congresso da AGU (American Geophysical Union) em S. Francisco, aluga-se um carrinho para um fim de semana fantástico no interior da Califórnia.






Chegada ao Yosemite Park, no norte da Califórnia. Ao centro e ao fundo o famoso Half Dome, de granito, que se ergue a mais de 1450 m acima do vale que lhe serve de base. À esquerda o famoso El Capitan.

De manhã muito cedo no Yosemite Park ... um frio de gelar!


O orvalho gelado iluminado pelos primeiros raios de sol.


Quer se acredite, ou não, aquela parede quase vertical de granito, o El Capitan, tem cerca de 910 m de altura. Ali encontram-se regularmente dois tipos de loucos: os que escalam sem cordas (ou qualquer outro tipo de segurança), e os que saltam lá do topo em queda livre (base jump)!



O Half Dome ao longe ... não houve tempo de vê-lo de perto!

















Após umas centenas de quilómetros para sul (e ter convencido um casal de polícias a não me multar, por excesso de velocidade, porque confundi milhas com quilómetros!), chegada ao deserto de Mojave ao romper do dia.




À chegada ao Death Valley, as cores das formações rochosas eram soberbas!


Já com o Death Valley à vista.

O famoso Death Valley!


O coiote, talvez o habitante mais conhecido e dos mais bem apetrechados para sobreviver onde os outros morrem.
























De volta a S. Francisco através do deserto do Mojave. Estive tão perto da fronteira com o Estado do Nevada e não fui a Las Vegas ... fica para a próxima.



Viagem de regresso através de vales lindíssimos ...



... com o fundo preenchido por sal.





Fim de tarde no Deserto do Mojave.


Nascer do sol e despedida do deserto ...



Ainda uma paragem em Red Rock Cannyon, já próximo da famosa falha tectónica de Santo André na Califórnia. A cidade de S. Francisco está parcialmente construída em cima desta falha, e como resultado de um tremor de terra de grande magnitude a cidade foi quase totalmente destruída em 1906 (http://earthquake.usgs.gov/regional/nca/1906/18april/index.php).








































































Sem comentários: