13.11.10

Crónica de, quase, além ...




Uma crónica de, quase, além ... mesmo!


Autoestrada A8, destino Aveiro, seis e tal da manhã, céu encoberto e noite cerrada. Acabo de passar a estação de serviço de Óbidos e inicio uma ultrapassagem a um grande camião com atrelado. Quando estou a meio do camião reparo que tenho uns faróis de frente para mim, e aproximando-se a alta velocidade ... e comento perplexo: “Este tipo vem em contramão, na minha faixa!”. Recordo-vos que estou na A8 ...

O condutor do camião também se apercebeu do problema e iniciámos, simultaneamente, a travagem; eu, para tentar desviar-me para a traseira do camião pois percebi que não tinha tempo de concluir a ultrapassagem, e ele para dar-me espaço para entrar à frente dele na faixa da direita. Ainda vi os pneus do camião bloqueados e o fumo da travagem, mas por sorte que nestas fracções de segundo eu consegui travar mais rápido ... mas ainda de frente para um louco a aproximar-se a alta velocidade, e eu entre duas estruturas de ferro, um longo atrelado de camião e o separador de ferro da autoestrada. Instintivamente guinei para trás do camião, e a frente do Peugeot, que felizmente é baixa, passou por baixo da traseira do atrelado do camião mesmo a tempo de ver passar, a milímetros, o carro em sentido contrário!

A história não acaba aqui ... e torna-se surreal!

De imediato ligo para o 112 para avisar a GNR; assim que ouço a voz do outro lado, digo: “Avise de imediato a GNR que acabei de evitar uma colisão frontal, na A8 sentido Porto, junto da estação de serviço de Óbidos! O outro indivíduo segue em contramão em direcção a sul!”. O contacto com a GNR era obviamente urgente porque cada segundo representava um grande perigo para os que circulavam na A8. Mas do outro lado ouvi, ipsis verbis: “O outro indivíduo ia de carro?” Eu nem queria acreditar nos meus ouvidos, e respondi agastado:”Porquê? Acha que eu ia tendo uma colisão frontal com um tipo a pé, em contramão?! Ligue à GNR de imediato homem!” E do outro lado:”Em que sentido ia o outro carro?”. Eu, ainda mais agastado: “Não ouviu o que acabei de lhe dizer? Vai em direcção a sul! Por favor ligue de imediato para a GNR!”. E de novo do outro lado: “Viu que carro era?”. Isto pode parecer gozo meu, mas não é, e existe uma testemunha. É apenas surreal e patético. E respondi completamente irritado: “Você está a gozar comigo?! É de noite, acabei de evitar uma colisão frontal a alta velocidade, tudo em fracções de segundo, e você ainda me pergunta como era o carro?! Já agora, não quer que lhe dê a matrícula?!”. E o diligente empregado do 112 desligou o telefone malcriadamente ...

E o louco da contramão numa autoestrada ainda deve ter ficado a praguejar que eu era um F... da P... por ter tentado ultrapassar um camião sem os devidos cuidados!

Afinal dia 13 pode ser um dia de sorte! Esta crónica podia, mesmo, estar a ser escrita de além ...



Foto de F. Ornelas

Sem comentários: