11.12.11

Algumas imagens para aguçar a curiosidade ...






São Francisco, Califórnia ...




... para o segundo Congresso desta deslocação aos EUA


Nascer do sol em São Francisco, visto da outra margem, a Cacilhas daqui ...



A famosa Golden Gate, com São Francisco por trás, já em plena luz do dia, depois de andar a fazer um pouco de geologia na famosa falha de San Andreas, num Domingo de manhã gélido.



Já no centro da cidade, para recolher a papelada do congresso da American Geophysical Union.








Após 2 Congressos, um deles particularmente bem sucedido ...










... exploração geológica no famoso e espectacular Basin and Range ... inspiração para investigação futura.






Sequoia National Park, California







Quem diria que aquele "pinheirinho" é a maior árvore do planeta ...



Pois, é só até ter uma escala para comparação e logo se percebe a dimensão da árvorezinha, a que chamam General Sherman. De acordo com os entendidos, não é a mais alta nem a que tem maior diâmetro na base (os embondeiros na minha terra podem ser bem mais gordos), mas é a que tem maior volume. Quase 1500 metros cúbicos, um diâmetro na base de cerca de 11 m, e mais de 2500 anos! Esta árvore parou de crescer, em altura, aos 84 m! Impressionante, mas só mesmo lá junto dela para se ter a real noção das dimensões. Para se ter uma ideia da obra de engenharia que esta árvore representa, imagine-se o que é transportar os nutrientes e seiva desde a raiz até ao topo ... a 84 m do solo!








Las Vegas, Nevada


Aqui na Capital do Pecado (Sin City no original), os casinos mais característicos são reproduções, à escala, de cenas famosas que todos conhecemos ... pelo menos de fotografia ...















Grand Canyon, Arizona


Infelizmente, as imagens não dão a ideia da grandiosidade deste vale ... do topo do Canyon até ao fundo é quase a altura da nossa Serra da Estrela.



Ainda que não pareça, daqui do bordo Sul do Canyon até ao bordo Norte são quase 30 km!






Antelope Canyon, Arizona

Dentro do Canyon ...



Deslumbrante!



Podia passar aqui horas sem fim em contemplação...






Monument Valley, Utah










E cheguei a tempo de ver o pôr do sol no Monument Valley, com lua cheia e tudo ... apesar de ter sido parado pela polícia, com sirenes e luzinhas à boa moda americana, por excesso de velocidade. Mas escapei com apenas um "warning"! É em momentos como este que penso que tenho que fazer um investimento numa boa objectiva de grande abertura ... se já tivesse uma, esta foto tinha ficado fabulosa!







Bryce Canyon, Utah












A altitude é perto de 2800 m ... esta coisa de medir em pés é arcaica ... mas já têm internet no avião ... a trinta e tal mil pés do solo!


... e a temperatura nesta imagem do painel do carro é de - 9 º ... mas é Fahrenheit, o que significa que estavam cerca de - 23 ºC!!! E chegou a marcar -13 º, o que corresponde a - 25 ºC ... um frio de morte! Num dos sítios tive que voltar para o carro porque já não conseguia mexer os dedos para pressionar o disparador da câmara, e os pés já me doíam tanto que quase não conseguia andar ...


... mas a paisagem é deslumbrante!







Zion National Park, Utah

















Parte deste post está a ser feito, e posto na net, dentro do avião no voo de São Francisco para Chicago ... não é fantástico?! Avião com internet ... só mesmo os americanos!




Estas imagens vale a pena ver num monitor grande e de alta resolução!









E para terminar o Post de hoje, aqui estão 3 estações de serviço em 3 esquinas de um cruzamento numa vila perto da cidade de Barstow. Isto sim, é concorrência ... desconcertada. Até parece a das nossas gasolineiras ... hoje vendo a menos um cêntimo que tu, e amanhã a mais um cêntimo que tu ... concertada! Um dia a quarta esquina vai ser ocupada por outra bomba de gasolina que vai vender ainda mais barato ... Quem não acredita, pode deslocar-se a Kramer, que é assim que se chama a vilória, e confirmar! É em pleno deserto do Mojave, e com o Rainbow Canyon e o Death Valley por perto, portanto vale a pena lá ir ...















Sem comentários: